rios_1920

Festival Rios homenageia o Mondego em Vila Real

O Rios – Festival Internacional de Cinema Documental decorre entre os dias 21 e 24, em Vila Real, com 24 curtas e longas metragens a concurso e uma homenagem ao rio Mondego, anunciou hoje a organização.

O festival é organizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com o apoio do Grupo de Missão de Cultura e das Escolas de Ciência e Tecnologia e Ciências Humanas e Sociais da academia transmontana.

Anabela Branco de Oliveira, docente da UTAD e responsável pela organização do Rios disse que, para esta quarta edição, foram recebidos cerca de 104 curtas e longas-metragens provenientes de 21 países diferentes como Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Alemanha, Bulgária, Hungria, Polónia, Rússia, Brasil, Chile, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Peru, Uruguai, Egito, Irão, Índia e Austrália.

Destes, foram selecionados 24 filmes (curtas e longas) de Espanha, Portugal, Austrália, Reino Unido, Irão, Peru, Egito, Argentina, França, Brasil, Polónia e Rússia.

Segundo a responsável, para a competição documental universitário, foram selecionados 16 filmes de estudantes de comunicação e multimédia e ciências da comunicação.

O festival tem, este ano, o rio Mondego “como protagonista” e conta com a colaboração da Centro Portugal Film Commission.

Refira-se que os rios Douro e Minho e a ria de Aveiro foram os protagonistas das edições anteriores.

“Vila Real, será durante o festival, um ponto de encontro cinematográfico internacional que permitirá a exploração da região e a gestação de novos projetos e de novas criações estéticas”, afirmou Anabela Branco de Oliveira.

O Rios define-se como “uma plataforma de atividade para a criação e promoção de projetos de autor no âmbito do cinema e audiovisual independentes e pretende explorar e divulgar as potencialidades estéticas ligadas ao rio, tornando-o num espaço privilegiado de criação cinematográfica no âmbito documental”.

Durante os três dias, a UTAD e a Associação Cultural Zona Livre serão o palco deste festival de cinema gratuito e aberto ao público.

Para além da exibição de filmes, serão realizados workshops, dinamizados pelos premiados da edição anterior, Alfonso Palazón, Miguel Lopez Beraza, David Vasquez e Latifa Said.

No âmbito de uma parceria com a Universidade Rey Juan Carlos, será apresentado o projeto internacional documental “Hacia una primavera rosa”.

Esta edição do Rios conta ainda com a parceria da Escola Superior Artística do Porto, a Universidade Federal Fluminense, o Museu do Som e Imagem / Teatro de Vila Real, o Turismo Douro, o restaurante Cais da Villa, o Cineclube de Avanca, a Câmara de Vila Real e o Instituto Português do Desporto e da Juventude.

In DN